Strength Station – Treino de força eficaz para principiantes e utilizadores avançados

Muitos atletas pensam rapidamente no treino de força regular como culturistas musculados, e surge frequentemente o mito de que o treino de força o torna lento e imóvel. Mas o treino de força feito corretamente não tem efeitos negativos na sua velocidade e mobilidade – pelo contrário. De facto, um treino de força orientado e equilibrado melhora estes factores e também ajuda a perder peso, porque quanto mais massa muscular tiver, mais a sua taxa metabólica basal aumenta e mais calorias são queimadas. Mostramos-lhe as vantagens de treinar com uma estação de pesos e aquilo a que os principiantes devem prestar especial atenção.

Vantagens de um Multi Gyms

Uma estação de força é ideal para um treino de corpo inteiro, porque oferece a opção de combinar as possibilidades de treino de muitas máquinas diferentes – especialmente prático se tiver pouco espaço em sua casa. Desta forma, tem acesso a inúmeras opções de exercício e pode treinar diferentes regiões do corpo e grupos musculares. Além disso, os exercícios na estação de força podem ser adaptados individualmente ao seu nível de treino atual e ao seu nível atlético, o que lhe permite melhorar rápida e eficazmente a sua condição física e desenvolver os músculos. O treino na estação de força é também ideal para a prevenção e reabilitação. Beneficia da segurança dos movimentos guiados e da possibilidade de efetuar exercícios com mais graus de liberdade.

Treino de construção muscular para principiantes

Uma estação de força proporciona aos principiantes uma introdução fácil e segura ao treino de musculação. O equipamento é fácil de utilizar, apoia os seus movimentos e os exercícios podem ser aprendidos rapidamente. Os principiantes devem começar por treinar com pesos baixos e fazer poucas repetições.

O plano de treino para o seu treino de musculação deve basear-se nos seus objectivos individuais e requisitos de fitness. Para os principiantes, os músculos, cartilagens, tendões e ligamentos têm de se habituar primeiro à carga, pelo que deve abordar o treino lentamente nas primeiras semanas – o treino de resistência de força é ideal para isso. No entanto, a regra básica é: qualidade antes da quantidade! portanto, “muito ajuda muito” não é uma boa abordagem para a construção muscular. É claro que é necessária uma certa quantidade de estímulos para ganhar massa muscular, mas, especialmente quando se trabalha com pesos, existe o risco de lesões devido ao excesso de esforço. A falta de progresso, a fadiga crónica, a diminuição da motivação, as lesões frequentes e o aumento da frequência cardíaca em repouso podem ser sinais de alerta de sobrecarga. A melhor forma de obter músculos definidos é um treino de força regular em combinação com uma alimentação correcta.

Eis como deve proceder enquanto principiante:

Ao iniciar o treino de força, certifique-se de que os exercícios não são demasiado complexos. O melhor é começar com seis a doze exercícios por treino, que juntos formam uma unidade de corpo inteiro. Desta forma, todos os grupos musculares atingem o mesmo nível de força. Como principiante, comece sempre o seu treino com os exercícios para os músculos maiores, como as pernas. À medida que a sessão avança, vai perdendo a concentração, pelo que deve fazer primeiro os exercícios que requerem muita atenção. Idealmente, os principiantes devem treinar duas a três vezes por semana, dois a três exercícios por grupo muscular e planear três séries por exercício.

Nas primeiras duas ou três sessões de treino, deve começar com pesos leves, para interiorizar primeiro a execução do movimento. Assim que se sentir confiante e conseguir executar os exercícios corretamente, aumente os pesos. No início, o objetivo principal não é a força máxima, mas sim o crescimento muscular. Por isso, deve ser capaz de fazer seis a dez repetições. Se conseguir executar facilmente o movimento mais de dez vezes, pode utilizar mais peso.

No início, deve planear pelo menos um a dois dias de descanso entre as sessões. Mais tarde, basta um dia de descanso para regenerar os músculos que utilizou. Se, como principiante, fizer exercícios para as pernas às segundas-feiras, por exemplo, nada o impede de desafiar o peito e os braços às terças ou quartas-feiras. Especialmente importante: o aquecimento e o arrefecimento são indispensáveis para um início bem sucedido do treino de musculação.

FITMASTER – A estação de força para principiantes

A estação de força FITMASTER é ideal para principiantes no treino de musculação. Graças à possibilidade de um treino de força variado para diferentes grupos musculares, pode treinar de forma flexível – podem ser efectuados até 21 exercícios de força diferentes. O FITMASTER tem um dispositivo de borboleta, supino, deadlift, leg curl e polia de cabo. O equipamento padrão inclui uma barra de latissimus, correias para mãos e pés, bem como uma barra para bíceps-tríceps que permite exercícios adicionais. O bloco de pesos de 60 kg incluído pode ser aumentado em incrementos de 5 kg. O assento e as almofadas para as costas são ajustáveis para proporcionar uma postura perfeita e personalizada durante o exercício. As dimensões incorporadas (C x L x A) da FITMASTER são 170cm x 109cm x 200cm com um peso de produto de 139 kg.

A estação de força FITMASTER é ideal para principiantes no treino de musculação.

As vantagens de uma estação de força para utilizadores avançados

Mesmo para utilizadores avançados, uma estação de pesos pode levar o treino de musculação a um novo nível. Uma vez que o seu corpo está estável na estação de pesos durante o treino, os músculos individuais podem ser treinados de forma muito eficiente e tem sempre controlo total com pesos mais elevados. Uma estação de pesos oferece um elevado grau de segurança durante o treino e os movimentos guiados evitam erros durante a execução. Além disso, é possível gerir pesos de treino elevados sem o apoio de um parceiro de treino e dosear as resistências de forma individual e precisa. Os utilizadores avançados também beneficiam da vasta gama de exercícios.

MULTIGYM PLUS – A estação de força para utilizadores avançados

Os atletas de força experientes obtêm tanto efeito de treino com o FITMASTER como os principiantes. A estação de força MULTIGYM PLUS oferece uma variedade de treino adicional e um treino de força ainda mais variado, que permite realizar um treino de força exigente como no ginásio. O sistema 3D Flex Motion oferece-lhe todas as opções para um treino por cabo variado, como por exemplo, flexões, abdominais, flexões de braços, adução e abdução de pernas e muitos outros exercícios. A variedade adicional é proporcionada pelos exercícios de cabo livre, que podem ser efectuados com os braços laterais. No total, o MULTIGYM PLUS oferece 31 opções de treino diferentes, incluindo supino, borboletas, remo com dois braços ou exercícios de latissimus. O bloco de pesos de 80 kg pode ser dividido em pequenos pesos de 16 x 5 kg e é adequado para todos os níveis de desempenho – tanto para principiantes como para utilizadores avançados. Com um peso de produto de 160 kg, a estação de força MULTYGYM PLUS tem dimensões incorporadas (C x L x A) de 181cm x 156cm x 200cm.

A estação de força MULTIGYM PLUS oferece uma variedade de treino adicional e um treino de força ainda mais variado, que permite realizar um treino de força exigente como no ginásio.

Conclusão

Não é necessário muito equipamento para um treino eficaz de corpo inteiro para desenvolver os músculos. Os Multi Gyms, como o FITMASTER e o MULTIGYM PLUS da Kettler, oferecem uma grande variedade de exercícios num espaço pequeno – ideal para o seu ginásio doméstico individual. Os movimentos guiados numa estação de força facilitam o início do treino de força para principiantes e promovem a execução correcta dos exercícios. Para utilizadores avançados, uma estação de força pode otimizar o treino de musculação.

This text has been machine translated.